Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram pelas redes sociais, nesta segunda-feira (18/11), que a iniciativa do presidente Lula de lançar, durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, coloca o Brasil na vanguarda da luta pela justiça social no planeta. Com o objetivo de eliminar a fome que afeta cerca de 733 milhões de pessoas em todo o planeta até 2030, a Aliança já conta com o apoio de 82 países, 26 organismos internacionais, 9 instituições financeiras mundiais, 31 fundações filantrópicas e ONGs, além da União Europeia e União Africana. Todos os países do G20 assinaram o pacto, inclusive a Argentina que voltou atrás em sua decisão inicial de não fazer parte da Aliança.
No discurso de abertura da Cúpula do G20, o presidente Lula disse que “em um mundo que produz seis bilhões de toneladas de alimento por ano, é inaceitável que 733 milhões de pessoas ainda estejam subnutridas”. Ele afirmou ainda que o G20, que responde por 85% do PIB mundial, 75% do comércio de bens e serviços do planeta e 2/3 da população do mundo, pode contribuir decisivamente para eliminar a “chaga da fome”.
O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), elogiou a fala de Lula de que “a fome e a pobreza não são resultados da escassez ou de fenômenos naturais, e sim, um produto de decisões políticas que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade”.
“O presidente Lula disse que incluiu a questão da fome e da pobreza na pauta do G20 porque é uma questão política. A indiferença do mundo capitalista a essa questão é assustadora. Difícil imaginar que algum chefe de Estado se recuse a assinar o documento do Pacto Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou em sua rede social antes da decisão sobre o recuo da Argentina.
Já a 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), também parabenizou a iniciativa lançada pelo presidente Lula ao afirmar que é preciso “construir soluções que coloquem as pessoas e o meio ambiente no centro das decisões”.
“No G20, o presidente Lula reafirmou que o Brasil está ao lado dos povos, defendendo um futuro de justiça social, paz e desenvolvimento sustentável. É hora de enfrentar os desafios globais com coragem, ouvindo a juventude, preservando direitos e promovendo o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. O compromisso com o planeta e com a dignidade humana não é negociável. Vamos seguir construindo soluções que coloquem as pessoas e o meio ambiente no centro das decisões”, escreveu.
Sobre o pioneirismo no lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) destacou que o Brasil demonstra seu protagonismo na defesa de um mundo mais justo.
“Esta cúpula é mais do que um encontro de líderes. É a chance de reafirmar a força do Brasil como uma nação democrática e comprometida com a construção de um mundo mais justo. A diplomacia brasileira, sob a liderança de Lula, é uma inspiração e um lembrete de que o diálogo, a diversidade e a união são o caminho para superar desafios globais”, ressaltou.
Na mesma linha, a deputada Erika Kokay (PT-DF) apontou que, após anos de retrocesso diplomático, o Brasil comandado por Lula reafirmar sua liderança no combate a fome no mundo.
“Brasil de volta ao protagonismo global! Hoje, no G20, foi lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a adesão de 81 países. Lula reafirma sua liderança e o compromisso com o combate à fome no mundo. Após anos de retrocesso, o Brasil retoma seu papel de destaque na política internacional!”, disse.
Leia abaixo outras declarações de parlamentares petistas sobre a Aliança Global lançada por Lula:
Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Reduzimos a fome, estamos reduzindo a emissão de gases e enfrentando a crise climática; melhoramos o SUS e o acesso à educação. Por isso, Lula tem autoridade para propor ao G20 uma pauta que inclui combate à fome, transição energética e mudanças na governança global”.
Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Pela primeira vez, o Brasil sedia o G20, reunindo líderes mundiais no Rio de Janeiro para debates que impactarão o futuro global. O presidente destaca a erradicação da fome como prioridade, enquanto reforça o papel do Brasil como líder do Sul Global. Sustentabilidade também ocupa o centro das discussões, inspirando nações a adotarem medidas que garantam o bem viver, a justiça social e respeito ao meio ambiente. Este marco histórico posiciona o Brasil como protagonista na luta por um futuro mais justo e sustentável”.
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “O presidente Lula deu um passo histórico no combate às desigualdades. Ao lançar a Aliança Global contra a fome no G20, nosso presidente busca reunir esforços de todos para erradicar esse problema que como ele mesmo diz: é produto de decisões políticas! ”
Deputado João Daniel (PT-SE) – “O Brasil volta a ser protagonista no mundo sob a liderança do presidente Lula que lança a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na Cúpula do G20, hoje no Rio de Janeiro. Discutir políticas que podem resolver problemas globais é um desafio, e o Brasil está preparado”.
Também compartilharam e elogiaram o discurso de lançamento da Aliança contra a Fome o líder da Bancada do PT, deputado Odair Cunha (MG), e os parlamentares petistas Paulo Guedes (MG), Rubens Otoni (GO), Helder Salomão (ES), Rogério Correia (MG), Josias Gomes (MG), Ana Pimentel (MG), Kiko Celeguim (SP), Alexandre Lindenmeyer (RS), Nilto Tatto (SP), Airton Faleiro (PA), Adriana Accorsi (GO) e Reginete Bispo (RS).
Héber Carvalho
Mín. 20° Máx. 30°