A grande produção de proteína animal do Paraná, que é líder nacional do setor, está ajudando a desenvolver uma nova cadeia no Estado: a de biogás e biometano. O podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (28) mostra como o Governo do Estado atua para transformar o Paraná na “nova Arábia Saudita” do combustível, que é produzido a partir de dejetos animais, resíduos vegetais e outros materiais orgânicos.
O Estado promove uma série de incentivos para o setor, principalmente com o programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que apoia a geração própria de energia no campo a partir de fontes renováveis.
Dois grandes especialistas em biogás falam sobre o assunto: o engenheiro agrônomo Herlon Almeida, coordenador do RenovaPR no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), e o mentor em produção e aplicações do biogás e derivados Cícero Bley Junior, que coordenou os primeiros projetos sobre o insumo no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e foi um dos fundadores do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).
O RenovaPR completou três anos em agosto. O programa é executado pelo IDR-Paraná e incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná já lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. A região produziu, em 2023, 873 milhões de metros cúbicos normal (Nm³) de biogás, sendo que o Paraná contribuiu com 53% desse volume, com 461 milhões de Nm³.
A transformação de dejetos em energia resolve uma série de questões, principalmente ambientais, já que evita que o esterco não tratado seja lançado no meio ambiente. Com a produção de energia, os produtores também têm condições de ampliar seu plantel, além de contar com uma nova fonte de renda.
O tema também foi assunto de uma série de reportagens especiais da Agência Estadual de Notícias.
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.
Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).
Confira este episódio:
Mín. 21° Máx. 32°