O transporte de um transformador de grande porte da usina hidrelétrica de Itaipu, que partiu no último sábado (18) de Foz do Iguaçu, passa nesta terça-feira (21) pela região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O destino é Blumenau, em Santa Catarina, onde o equipamento passará por manutenção corretiva.
A passagem do caminhão plataforma exige atenção redobrada dos motoristas e população em geral. O veículo tem 39 metros de comprimento e 3 metros de largura, sustentado por 124 pneus. A velocidade máxima do caminhão é de 40 km/h.
O transporte especial deve-se às dimensões do transformador. A peça tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e pesa 122 toneladas. A expectativa da transportadora responsável pelo serviço é que a viagem de 800 quilômetros, até Blumenau, leve em torno de 20 dias no total.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh.
Mín. 23° Máx. 32°