Foz do Iguaçu foi representada na Feira de Turismo Internacional (FITUR), em Madrid, na Espanha, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de janeiro. O evento contou com a participação do Destino nos estandes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e no do Paraná, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.
Ao feira recebeu 255 mil visitantes durante os cinco dias de evento. Destes, 155 mil eram profissionais voltados ao turismo e 100 mil eram público final. Segundo a Panrotas, o evento também reuniu 9,6 mil empresas e 156 países, sendo o Brasil o país homenageado nesta edição. Para a representante da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu na FITUR, Célia Regina de Andrade, é esse caráter global que faz a feira ser estratégica no mercado turístico.
“A feira oferece a oportunidade de conversar com players de toda a Europa e também de outras regiões do mundo. Não se fala apenas do mercado espanhol nesse evento, são muitas oportunidades de promoção do Destino. A FITUR acaba sendo um ponto de encontro para players internacionais”, comenta a servidora.
Durante o evento, Foz do Iguaçu também se reuniu com operadoras, companhias aéreas, parceiros do turismo e com associações de viagem de diferentes regiões da Espanha, para além de Madrid. Célia estima terem sido cerca de 40 reuniões.
Ela comenta ainda que o Município, junto com o Paraná, está planejando, como um próximo passo, intensificar as ações de promoção, treinamentos para agentes de viagem e campanhas de mídia na Espanha, com foco em outras cidades além da capital.
O secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, reforça o trabalho pós-evento. “Agora, no pós-feira, vamos atuar com os demais processos. Seguiremos fomentando o contato com os leads captados no evento, enviando informações sobre o destino e criando o desejo de vir à Foz do Iguaçu. Queremos atuar em mais campanhas e ações com operadores também, a fim de atrair cada vez mais visitantes à cidade ", explica.
A Espanha, atualmente, é o 5º maior mercado internacional emissor de turistas à Foz, e o segundo europeu, atrás apenas da França. Em 2024, a cidade recebeu 29.393 turistas espanhóis.
Polícia Militar e Segurança
A Feira também contou com a presença da Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar, pertencente ao 14º Batalhão de Polícia Militar. Representado pelo Comandante da Companhia, Capitão Clayton Lima, o objetivo da participação foi mostrar, aos players do turismo, Foz do Iguaçu e o Paraná como destinos seguros e hospitaleiros para visitar.
O Capitão palestrou, na quinta-feira (23), no chamado 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, e também participou de duas rodadas de negócios com as autoridades do turismo espanhol e europeu, uma com a Embratur e outra com a Secretaria de Estado do Turismo.
"A Polícia Militar capacitada no atendimento ao turista também atua na promoção, como um agente fomentador do turismo. O meu objetivo principal na feira foi, além de ajudar a vender o destino, mostrar que nós vivemos uma realidade de segurança, que muitas vezes não é veiculada na mídia externa quando se trata do Brasil”, afirma.
Mín. 21° Máx. 32°