O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), através do setor de Licitações e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), em parceria com a Unioeste, promoveu nesta quinta-feira (03) a capacitação "Avaliação Técnica: Antes, Durante e Depois da Licitação".
O treinamento ministrado pela enfermeira Michelle Sauer, do Programa de Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira, enfatizou a importância da avaliação técnica não apenas no momento da licitação, mas em todo o processo, desde a definição das especificações (descritivo) e documentação técnica, até a análise dos produtos adquiridos após sua entrega.
Segundo Michelle, um dos desafios dos processos licitatórios na área da saúde é a necessidade de um descritivo detalhado dos produtos e serviços a serem adquiridos. “Muitas vezes, o que está descrito no edital nem sempre corresponde à realidade dos produtos ofertados pelos fornecedores”, comentou a enfermeira que conta com ampla experiência no setor administrativo do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Para superar esse desafio, é essencial que a equipe técnica participe ativamente da elaboração dos descritivos e da avaliação das amostras recebidas.
"É fundamental que os profissionais da saúde estejam envolvidos desde o início, pois são eles que conhecem as reais necessidades da assistência. A avaliação técnica criteriosa garante que os produtos adquiridos sejam eficazes e seguros para o atendimento aos pacientes", explicou.
Para exemplificar na prática os conceitos, a facilitadora envolveu os colaboradores com uma dinâmica interativa que exemplificou os desafios para garantir as melhores compras para a saúde pública, evitando desperdícios e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Padronização
De acordo com a gerente de licitações, Letícia Caroline Lacoski, o setor de padronização cumpre um papel estratégico no processo licitatório, sendo responsável por definir os critérios objetivos de aquisição e garantir que os produtos adquiridos atendam às reais necessidades da assistência hospitalar.
“A Padronização cumpre um papel essencial, pois garante que as especificações sejam precisas, permitindo que a licitação ocorra de maneira transparente e eficiente. Quando conseguimos padronizar os descritivos e estabelecer critérios técnicos claros, evitamos problemas na aquisição e asseguramos que os produtos realmente atendam às demandas da assistência hospitalar”.
Letícia também destacou a importância da capacitação para aprimorar a aplicação da Lei 14.133/2021, nova legislação de licitações implementada em 2024. “A nova lei trouxe mudanças significativas nos processos licitatórios, exigindo ainda mais rigor na fase de planejamento e avaliação técnica. Capacitações como essa são fundamentais para que possamos aplicar a legislação de maneira eficaz, garantindo mais segurança jurídica e eficiência na gestão dos recursos públicos”, afirmou.
A capacitação também abordou a necessidade de equilibrar custo e qualidade nas aquisições hospitalares. O objetivo não é simplesmente comprar os produtos mais baratos, mas garantir o menor preço dentro de padrões de qualidade que atendam às necessidades do hospital.
“Nós priorizamos com rigor o Estudo Técnico Preliminar (ETP), etapa fundamental para garantir que o processo licitatório seja conduzido de forma transparente e eficiente. Ele permite que os profissionais envolvidos avaliem previamente a viabilidade de cada aquisição, garantindo que haja competição entre fornecedores e que os produtos adquiridos realmente atendam às demandas da instituição”, reforçou.
Com essa iniciativa, o HMPGL reafirma seu compromisso com a excelência na gestão hospitalar, investindo na capacitação de sua equipe para otimizar processos, garantir o uso eficiente dos recursos públicos e proporcionar uma assistência cada vez mais qualificada à população