A ministra Gleisi Hoffmann acompanha o processo e destacou o esforço do presidente Lula em ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. “Foi por determinação do presidente Lula que esses IFs serão construídos. Serão 100 em todo o país, e o nosso estado foi contemplado com cinco unidades em áreas estratégicas”, afirmou. “A expansão desses institutos vai proporcionar oportunidades educacionais a um número ainda maior de paranaenses, especialmente os mais vulneráveis, além de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, acrescentou Gleisi.
Além da construção dos novos campi, o governo federal vai destinar R$ 33,9 milhões para a melhoria da infraestrutura dos Institutos Federais já existentes no Paraná. Esses recursos serão utilizados para construção de restaurantes estudantis; ampliação e modernização de estruturas administrativas e acadêmicas; implantação de novos laboratórios e obras de infraestrutura e urbanização.
Os investimentos vão beneficiar Institutos Federais de Assis Chateubriand, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Pinhais, Pitanga, União da Vitória, Arapongas, Curitiba, Londrina, Paranavaí, Palmas, Pinhais e Pitanga.
“Com medidas concretas, o governo Lula reafirma a educação como pilar essencial para construir um futuro mais justo, próspero e inclusivo para todos e todas”, destacou Gleisi.