
Durante audiência realizada na terça-feira (3), em Brasília, para tratar do Acordo Mercosul–União Europeia, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) aproveitou o encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin , para reforçar o apoio à implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Umuarama, no Noroeste do Paraná.
Segundo o parlamentar, a ZPE é uma ferramenta estratégica para preparar a economia regional para um cenário de maior integração comercial. “Quando falamos em novos acordos internacionais, como o Mercosul–União Europeia, precisamos garantir que regiões como o Noroeste do Paraná estejam prontas para competir, gerar empregos e agregar valor à produção regional”, afirmou Zeca Dirceu.
A atuação do deputado em defesa da ZPE de Umuarama vem desde 2023, quando o processo foi oficialmente iniciado. Desde então, Zeca tem mantido articulação permanente junto ao governo federal e aos órgãos responsáveis pela análise do projeto. Em dezembro daquele ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu o grupo proponente da ZPE, em reunião que marcou um importante gesto de apoio político à iniciativa.
Aliás, vale ressaltar que a proposta reúne um apoio político diferenciado entre projetos de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), ao combinar respaldo das três esferas de governo. No âmbito municipal, o apoio por parte da Prefeitura; no estadual, do governo do estado; e, no plano federal, do deputado Zeca Dirceu em interlocução com o governo do Presidente Lula. Além disso, o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Fábio Pucci, tem mantido diálogo permanente sobre o tema. Em setembro do ano passado, foi realizada ainda uma audiência ampliada sobre a ZPE que contou com a presença do secretário estadual da Indústria e Comércio, Marco Brasil , além de outros interessados na iniciativa.
Apesar do respaldo institucional, o projeto ainda aguarda avanços na apreciação pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). A última reunião ordinária do Conselho ocorreu em novembro e a próxima, está prevista para acontecer em março de 2026.
O projeto da ZPE de Umuarama tem como foco a atração de empresas de médio porte da própria região, priorizando o fortalecimento da economia local, a geração de empregos e a agregação de valor à produção regional, em vez de um modelo voltado exclusivamente a grandes conglomerados internacionais.
Ao retomar o tema durante a audiência com Alckmin, Zeca Dirceu reafirma que a ZPE segue como prioridade em sua atuação parlamentar. “A ZPE de Umuarama é um projeto estruturante. Não é algo de curto prazo, mas uma política de desenvolvimento que vai impactar a região por décadas”, concluiu.