O prefeito Leonaldo Paranhos foi o convidado da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) para fazer um balanço da gestão, na última reunião semanal do ano da entidade classista. Com o tema “2524 dias de desafios e realizações”, Paranhos detalhou as ações desenvolvidas nos últimos sete anos que ajudaram a transformar a vida de muitas pessoas. A reunião aconteceu na noite de ontem (30).
Paranhos ressaltou a parceria com a Acic e outras entidades que juntas têm buscado soluções para as necessidades da população.
Paranhos disse que os mandatos de quatro em quatro anos são passageiros e não podem ser colocados como plano de governo do prefeito, mas da cidade. Ele voltou a destacar a maturidade da cidade que, com união, tem buscado e atraído investimentos e desenvolvimentos.
O prefeito destacou que o planejamento deve ser o alicerce de uma administração e também fez questão de destacar a equipe de secretários que auxilia na gestão.
“Preciso agradecer a esse time que me ajuda demais. Nós não temos um time de estrelas na prefeitura. Nosso secretariado é muito simples, mas esse povo trabalha”, destacou.
Siro Canabarro, presidente da da Acic, disse que esses 2.524 dias foram de muito trabalho e investimentos na cidade. “Isso muito nos orgulha. Nós, como cidadãos, como cascavelenses, também como empresários, temos nossas empresas, nossas famílias e a gente quer cada dia mais uma cidade melhor. E a gente vê a administração pública de Cascavel conduzido para isso”, enfatiza.
O vice-prefeito Renato Silva afirmou que as ações dos últimos anos vão ao encontro daquilo que a população deseja.
“Com esses 2.524 dias de trabalho, grandes projetos realizados e muitos ainda a serem realizados, mas com dedicação, mãos dadas, unidade, trabalho e muito grato a essa cidade. Com toda a nossa equipe, nosso prefeito, que é o grande mentor, vocacionado como gestor público e que tem feito a diferença, vamos continuar trabalhando por essa cidade por mais tempo ainda”, ressalta.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, a apresentação também foi especial para o Legislativo porque muitos dos projetos executados foram discutidos e votados pelos vereadores.
“Para nós hoje foi um momento muito importante, junto com as entidades de classe, lideranças políticas e empresariais ouvir o desenvolvimento da cidade de Cascavel e a importância que tem o executivo frente às demandas da nossa cidade”, disse.
Saúde e bem-estar
No setor de saúde o destaque foi a construção de 20 novas unidades e revitalização de outras 19. O Município comprou, reformou e equipou o Hospital de Retaguarda, que foi fundamental durante o período crítico da pandemia. A construção do novo laboratório central, do prédio da Cafi e a implantação da Clínica-Escola do Aspectro Autista também foram mostradas na apresentação.
Esporte
O chamamento público do esporte e paradesporto está investindo em 27 modalidades do esporte e 14 do paradesporto e revelando atletas campeões. Nesses 2524 dias, o esporte inaugurou o Centro de Treinamento de Bolão e Bocha, entregou a reforma do Ginásio da Neva, do Autódromo, que ganhou nova cobertura e uma pista nos padrões internacionais, além da revitalização do Complexo Ciro Nardi.
Cultura
Cascavel se tornou a única cidade fora de Curitiba a ter uma extensão do Museu Oscar Niemeyer. Também houve a revitalização do Museu de Arte e Centro Cultural Gilberto Mayer e implantação do City Tour Museus, editais das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo e credenciamento de artistas locais, além da realização de festivas de teatro, música e dança.
Educação
O Programa Escola Feliz construiu 18 novas unidades escolares e revitalizou outras 71. O primeiro Cmei do interior foi construído no distrito de Rio do Salto. As matrículas no ensino integral cresceram 800%. Ao ano, são servidas cerca de 15,8 milhões de refeições nas escolas e cmeis.
Meio ambiente e sustentabilidade
Construção de cinco ecopontos, parques ambientais do Santa Cruz e Morumbi, Praça Inclusiva, implantação da política do bem-estar animal com a criação do Samucão, Castramóvel e parcerias com clínicas veterinárias credenciadas, além da ampliação da usina de biogás. Também aconteceu a revitalização do zoo e a construção do novo recinto.
Infraestrutura e mobilidade
Cascavel revitalizou 25 avenidas nos bairros e parcerias garantiram a implantação das alças de acesso do viaduto Olindo Periolo, novo Trevo Cataratas, duplicação da BR-277 e do Contorno Oeste. A construção do novo terminal de passageiros e outras melhorias levaram Cascavel a ganhar o título de melhor aeroporto regional do Brasil. Além disso, os 900 novos abrigos de ônibus trouxeram mais qualidade ao transporte coletivo.
Agricultura
O interior ganhou 447 km de pavimentação de estrada rural, além de 800 km de conservação e manutenção. Além disso, foram implantados 16 poços artesianos em comunidades rurais.
Habitação
As parcerias com o Estado garantiram 2.179 habitações que estão em construção. Outras 945 estão em processo de licitação e 1.624 imóveis foram regularizados.
Assistência Social
Construção de três novos Cras (Centro de Referência de Assistência Social); três novos CCIs (Centro de Convivência Intergeracional), construção dos restaurantes populares do Cascavel Velho e Santa Cruz, com refeição a R$ 1,00; implantação dos programas Felicidade do Idoso, Cascavel Caridoso, Promover e adesão ao Programa da Primeira Infância, do Unicef.
Sesd
Criação da Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Combate às Drogas; implantação dos programas Vida Nova (garante internamento para dependentes químicos), Por Elas (enfrentamento à violência contra a mulher) e redes de apoio.
Segurança
Implantação da Guarda Municipal, 29 novas viaturas, criação da Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Cicom (com 1.600 câmeras), além do esforço de trazer para Cascavel o Projeto Falcão, com policiamenteo aéreo.
Desenvolvimento econômico/tecnológico
Redução do tempo de abertura de empresas para 2h16; abertura de empresas nas avenidas reurbanizadas; implantação do Progeti, Techinovação e Radar da Inovação, além da construção (em andamento) da Estação da Inovação.
Governança
Secretaria do Tesouro Nacional elevou Cascavel de nota “C” para “A”, economia nas licitações, transparência, reposição inflacionária aos servidores, assinaturas de convênio.