20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Representantes de 74 municípios estão em Toledo para participar do 6º Ersau

O tema é Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente.

28/06/2023 às 16h55
Por: Redação Fonte: Assessoria/Toledo
Compartilhe:
Anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico recebe nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) o Encontro Regional Sul de Arborização Urbana
Anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico recebe nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) o Encontro Regional Sul de Arborização Urbana

Representantes de 74 municípios de várias regiões do Paraná, do Brasil e até de países vizinhos estão em Toledo para acompanhar as atrações do 6º Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (Ersau) que está sendo realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A solenidade de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (28), reuniu autoridades, lideranças e especialistas no assunto.

Com o tema “Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente”, o evento está sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) em parceria com a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Dividida em três eixos temáticos (Arborização urbana e seu marco regulatório; a interface socioambiental da arborização e Inovação; e Tecnologia na gestão da arborização), a programação segue até quinta-feira (29) com mostra de trabalhos educativos das escolas municipais de Toledo, quatro painéis e cinco palestras.

A primeira delas foi sobre a “Importância da Arborização para a construção de cidades resilientes”, tema abordado pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yedo Alquini. “Nosso estado é pioneiro em incentivar os municípios a elaborarem os seus planos de arborização urbana. Se todos fizeram sua parte pode contribuir com outros aspectos da preservação dos recursos naturais”, pontua o ministrante da Palestra Magna do 6º Ersau.

 

Discursos

A frente de honra da solenidade de abertura do 6º Ersau foi composta pelo prefeito Beto Lunitti; pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; pelo vereador Leoclides Bisognin, que representou o Legislativo Municipal; pelos promotores de Justiça (ambos da Comarca de Toledo) José Roberto Moreira e Giovani Ferri, que é também coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema); pelos secretários municipais do Meio Ambiente (Júnior Henrique Pinto, que também é o coordenador-geral do evento), do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Diego Bonaldo), de Infraestrutura Rural, Urbana e de Serviços Públicos (Maycon Bruno Stuani) e da Educação (Marli Gonçalves Costa); o diretor do Departamento de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), José Volnei Bisognin; o chefe do escritório regional de Toledo do IAT, Luiz Henrique Fiorucci; representando a comissão organizadora do 6º Ersau, o diretor-executivo da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec); Renato Tratch; o presidente interino do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Wellington Trajano Donadel; a supervisora de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Maria Rita Pozzebon, que representou a presidente da entidade, Anaide Ines Holzbach de Araújo; o gerente da Divisão de Gerenciamento da Vegetação e Inspeção e Manutenção Oeste da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Vinícius Chevarria Marques; o secretário da Regional Sul da SBAU, Cássio Bruffatto; e o diretor regional do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE, órgão vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná [Fiep]), Gilberto Bordin.

Em suas falas, o secretário da Regional Sul da SBAU e o diretor do Departamento de Licenciamento e Outorga do IAT exaltaram a atuação de Toledo em políticas públicas de preservação de recursos naturais. “Vim de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e conheço muitos gaúchos que vieram para cá, encantaram-se com a cidade e não voltaram mais. Hoje eu os entendo e fico feliz por ter aqui tantas pessoas reunidas com objetivos em comum, disposta a conhecer mais sobre o assunto arborização urbana. Tenho certeza que, ao final do evento, Toledo ficará orgulhosa por tê-lo sediado”, comenta Cássio. “Dou palestra sobre poda e arborização urbana desde 1986. É meu assunto preferido e fico satisfeito em vê-lo em pauta num evento realizado na cidade onde iniciei minha carreira profissional. Toledo hoje tem o maior VBP [Valor Bruto da Produção Agropecuária] do Paraná e esta condição não é conflitante com os cuidados para com o meio ambiente. Pelo contrário, você só produz com quantidade e qualidade se tiver recursos naturais bem preservados”, destaca José Volnei.

O atual titular da SMMA e o representante do Legislativo Municipal falaram a respeito de como o planejamento das ações faz a diferença para o desenvolvimento de Toledo. “Este evento foi possível graças ao apoio de várias secretarias, empresas e entidades, que entenderam o conceito desta gestão de que políticas públicas só valem a pena se estiverem a serviço da vida. Isso se aplica a vários aspectos da governança, incluindo a arborização urbana. Temos um plano municipal vigente há cerca de 10 anos e que agora está em processo de revisão que está levando em conta o crescimento de Toledo, adaptando-se e, principalmente, estabelecendo critérios para este processo”, relata Junior. “Fui o primeiro secretário de Agricultura e Meio Ambiente da história de Toledo e lá, na década de 1980, tínhamos um problema de conservação dos solos que foi superado e hoje somos o maior produtor de alimentos do Paraná. Nesta época criamos os primeiros parques urbanos e também iniciamos o plantio de árvores nas matas ciliares do Rio Toledo e até hoje ele abastece a cidade. Foram ações ousadas, que até geraram algumas insatisfações, mas hoje colhemos os frutos de todo esforço empreendido pelo poder público e por setores importantes da sociedade local”, recorda.

Os representantes do Ministério Público discorreram sobre a relevância que os municípios precisam dar ao tema arborização urbana. “A existência humana requer conexões e, se estas forem saudáveis, todos ganham. A defesa do meio ambiente é uma destas conexões e meu papel é dirimir possíveis conflitos relacionados ao assunto de forma que as partes não se contraponham e, sim, se complementem”, observa José Roberto. “O desenvolvimento das cidades passa pelo equilíbrio entre o ambiente natural e a área construída. Os entes federativos precisam criar mecanismos que harmonizem esta relação e um dos mais importantes é o plano de arborização urbana. Por isso, peço, sempre que possível, para as prefeituras dos  nos 52 municípios onde o Gaema atua criarem ou atualizarem o seu”, relata Giovani.

Enumerando os projetos que a atual gestão tem realizado em diversas áreas da administração municipal (Cartão + Dignidade!, passe livre para estudantes, Aluno Conectado, Lote Social, entre outros), o vice-prefeito destacou o papel dos técnicos nestas ações. “O Beto e eu temos o entendimento que política deve ser feita por nós e pelos 19 vereadores que se elegeram conosco. Para os cargos nas secretarias devemos escolher os melhores nomes do ponto de vista técnico. Os resultados desta escolha são inúmeros, como a vinda para cá da unidade da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e do estudo observacional do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer, que fez Toledo ser bem falada em todo o mundo. A realização deste evento também comprova a competência dos nossos servidores de carreira, categoria formada por pessoas que gostam de cuidar de pessoas. Vocês ajudam Toledo a ser uma referência em muitos aspectos. O Brasil que funciona começa aqui”, sublinha Ademar.

Na opinião do prefeito de Toledo, a convergência de propósitos deve nortear as decisões da gestão pública municipal. “Quando o assunto é do interesse de todos, Toledo tem maturidade de encontrar soluções. Na questão da arborização urbana tivemos muitos avanços e nos credenciamos a receber esta edição do Ersau, uma oportunidade para sabermos como o Sul do Brasil se posiciona a respeito. Este intercâmbio de conhecimento é a possibilidade para nosso município assumir o protagonismo num tema que está diretamente ligado ao sentimento de satisfação que queremos despertar nas pessoas por meio de um conjunto de ações. Não é um trajeto fácil, mas precisamos percorrê-lo deixando as ideologias de lado e com o firme propósito de resolver os problemas que mais afligem nossa gente”, salienta Beto.

 

Homenagens – Após os discursos das autoridades, houve uma explanação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizada pelo articuladora do CPCE, Pâmela Lunelli, e pelo coordenador do Núcleo ODS Toledo, Dielson Kléber Pickler. Os dois, em seguida, comandaram as homenagens a quatro pioneiros da arborização de Toledo, que receberam uma placa condecorativa da Fiep em formato de araucária, árvore-símbolo do Paraná. Foram agraciados com esta honraria o promotor público Giovani Ferri; o analista ambiental, fiscal e engenheiro florestal a serviço da SMMA, Paulo Jorge Silva de Oliveira; o diretor do Departamento de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin; e o voluntário e morador do Viveiro Municipal, Hermínio Pereira Dutra.

Apoios – Com realização da SBAU e da SMMA, o 6ª Ersau conta com os seguintes apoios: Bioconnex Soluções Ambientais, Copel, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PR), Cresol Integração, DRZ Geotecnologia e Consultoria, Engenatus - Engenharia e Meio Ambiente, Funtec, IAT, Mapzer Cidades Inteligentes, Ministério Público do Paraná (Gaema), Núcleo ODS Toledo, Pratti-Donaduzzi, Prefeitura Municipal de Maringá, Instituto Ambiental de Maringá, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Sistema Fiep e secretarias municipais da Administração (Cozinha Social), de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Educação, e de Infraestrutura Rural, Urbana e Serviços Públicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias