20°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

A tragédia e as vidas impactadas

A tragédia quando ela vem, para a maioria é surpresa, susto, terror. Porém, alguém sofreu observando antecipadamente o que já poderia acontecer. Alguém avisou. 

06/05/2024 às 12h55 Atualizada em 06/05/2024 às 12h58
Por: Redação Fonte: Cladesnei Estefânia Schneider
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Mas para alguns poucos, as pessoas responsáveis, aquelas que deveriam ter se levantado, ela já havia dado o seu aviso, mostra, suspeita, oportunidade para então, darem a devida atenção e intervenção. Alguém escolheu não ouvir a voz e observar os sinais. Alguém que tinha toda a autoridade, se afastou do acompanhamento e da sua responsabilidade. 
Quantos precisam pagar pelo descaso de quem não tem feito o que lhe cabe? Quantos inocentes pagam pela imprudência de alguns poucos? Aqueles que poderiam e deveriam ter dado a devida atenção e seriedade ao caso, situação e problema. Mesmo que no momento era só suspeita, possibilidade ou um pequeno problema. O aviso da professora. O conselho do técnico. O alerta do engenheiro. A advertência do médico. A tragédia nunca vem sem aviso ou sem dar alguma oportunidade de mudança ou reversão. 
É quando ignoramos os sinais, justamente os pequenos sinais, naquilo que devemos fazer, mudar e intervir. Uma ação, uma palavra, um conselho, um esforço, uma conduta, algum trabalho e investimento a mais. Quantas tragédias já tivemos e poderiam ter sido evitadas. Poderíamos listar tantas. Então vem o arrependimento...Ah, se eu tivesse!
A tragédia deu muitas oportunidades de conserto e de voltar atrás.Na natureza, nos relacionamentos, nos comportamentos, na construção e na administração, no decorrer da vida. Infelizmente choramos as tragédias que vem. Porque alguém que poderia ter feito algo, não fez. Porque alguém não usou de sabedoria. Os responsáveis pela sua parte, deixaram para lá. 
Agora procuram os culpados.Para repreender, para se irar, para responsabilizar. Do que foi, do que já deveria ter sido feito enquanto poderia ser conversado e modificado. Agora os filhos sofrem. Agora os pais não tem mais controle. Agora a violência se instaura. A natureza entra em choque. Perdemos todos nós! Agora as perdas são irreversíveis. Quando um perde, todos perdem. Se a gente tivesse mais sensibilidade com a vida, as tragédias seriam só pequenos acontecimentos.
Cladesnei Estefânia Schneider

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias