Cascavel pode se tornar referência nacional em automobilismo com um projeto inédito no Brasil: a construção da primeira pista exclusiva para a prática do drift, modalidade que combina técnica, velocidade e espetáculo. O projeto, de iniciativa privada, foi apresentado à Prefeitura ontem (6), durante reunião no gabinete do prefeito Renato Silva, com a presença de empresários, representantes do setor automotivo e da Secretaria Municipal de Esportes.
A proposta marca uma nova fase para o esporte na região e prevê a implantação da estrutura dentro do Autódromo Municipal Zilmar Beux. O projeto será desenvolvido em parceria com o município. Segundo o Secretario de Esportes, Alexandre Guerino (Suco), o projeto arquitetônico deve ser custeado pelos empresários e os estudos devem começar ainda no mês de maio. “A cidade já é referência com nosso autódromo em várias modalidades, e agora queremos trazer o drift com exclusividade. Começamos hoje as conversas para elaboração do projeto dessa pista, que com certeza será mais um passo para fortalecer a imagem de Cascavel no cenário nacional e internacional", frisa.
Impactos positivos
A empresária Amanda Campos reforçou a importância da estrutura dedicada ao esporte. “O drift é uma modalidade que une técnica e espetáculo. Hoje, os pilotos não têm uma estrutura própria e exclusiva para treinar e competir. Cascavel pode ser pioneira e mudar esse cenário. Isso vai impactar o desenvolvimento do esporte, incentivar novos talentos e movimentar toda a cadeia econômica e turística da cidade".
Além do aspecto esportivo, o projeto também promete enriquecer o calendário de eventos do município. “O drift tem um público muito grande, é um esporte para todas as idades, e a ideia é justamente profissionalizar essa paixão. Cascavel já é referência com o autódromo, o kart e o Fórmula Truck. A pista de drift vem para fechar o ecossistema de eventos automobilísticos na cidade”, pontua o empresário Raul Figueira.
O prefeito Renato Silva reforçou o apoio da administração municipal à proposta e destacou o poder de transformação social do esporte. “ Com essa ideia, que os empresários estão trazendo, cabe ao Município acolher e abrir caminhos para realização de mais um projeto impactante na vida da nossa cidade, da nossa região e, principalmente, porque é uma forma de a gente motivar a juventude a participar do esporte. Esporte é saúde, é educação, é vida. Então, é isso que estamos fazendo agora: autorizando o estudo para que possamos implantar isso em Cascavel. O Município é favorável, é parceiro e, juntos, de mãos dadas com a sociedade e com a iniciativa privada. Vamos criar mais uma oportunidade esportiva para a nossa cidade de Cascavel e a nossa região oeste do Paraná”, valoriza.
Espetáculo e técnica
Originado no Japão nos anos 1970, o drift é uma modalidade de automobilismo em que o objetivo não é apenas a velocidade, mas o controle do carro em curvas derrapadas com alto grau de dificuldade técnica e apelo visual. Os pilotos competem em dupla e são avaliados por critérios como ângulo, velocidade, trajetória e estilo, transformando cada prova em um verdadeiro show para o público.
Apesar do crescimento da modalidade no Brasil, com campeonatos cada vez mais populares, os eventos ainda acontecem em pistas adaptadas, sem uma estrutura pensada exclusivamente para a prática. Com a construção da pista em Cascavel, a cidade se tornará pioneira no país.
Nos próximos dias será realizada uma visita técnica ao Autódromo Municipal Zilmar Beux para avaliação dos locais viáveis à implantação da nova pista. Após a conclusão dos estudos técnicos, o Município irá buscar recursos para viabilizar a obra consolidando mais uma parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.