A Itaipu Binacional assina, nessa sexta-feira (9) em Medianeira (PR), um convênio com Centro de Saúde Popular Yanten, que prevê uma série de ações voltadas para popularização do uso de plantas medicinais, condimentares e alimentícias não convencionais.
A cerimônia de assinatura será das 14h às 16h no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), campus Medianeira. O diretor-geral brasileiro, Enio Verri; o diretor de Coordenação, Carlos Carboni e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, além de outras autoridades participam do evento.
O investimento da Itaipu é de R$ 999.322,81 com contrapartida de R$ 120.000,00 do Yanten. O objetivo é promover capacitação, acompanhamento técnico, formação e incentivos para o cultivo e uso de plantas medicinais e alimentícias não convencionais, além da adoção de práticas de desenvolvimento sustentável na região.
O convênio terá vigência de dois anos e prevê uma série de atividades: serão ministradas 274 oficinas e práticas de formação em plantas medicinais, outras 150 para educadores em saúde e 50 oficinas sobre cultivo de plantas medicinais e alimentícias em pequenos espaços. Além disso serão feitas cinco visitas técnicas, um workshop e a produção de material gráfico.
O público-alvo é formado por estudantes, professores, agricultores familiares e comunidade socialmente vulnerável de Medianeira, Foz do Iguaçu, Missal, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Santa Terezinha de Itaipu.
Yanten
Criado nos anos 90 com apoio da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, o Centro Popular de Saúde Yanten é uma associação sem fim lucrativos voltada para formação em saúde e a luta das mulheres por todo o Paraná. Foram passos importantes no desenvolvimento de atividades educacionais em saúde, com formações e cursos anuais para grupos locais e pessoas vindas de outras regiões, para o uso certo das plantas medicinais para o bem da saúde.