O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) concluiu nesta sexta-feira (09) a quarta visita presencial do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). A estratégia, implantada no hospital desde o ano passado, prevê a redução da superlotação nos serviços de Urgência e Emergência em até 20%, além da otimização de processos e custos assistenciais.
Voltado à reorganização do fluxo hospitalar, o projeto mobiliza uma grande força-tarefa que integra todos os setores da instituição com o objetivo de otimizar cada etapa da jornada do paciente — desde a entrada até a alta hospitalar. Um trabalho minucioso que envolve desde a recepção, passando pela higienização e enfermagem, até os sistemas de comunicação e a gestão de leitos, promovendo mais agilidade, eficiência e segurança no atendimento.
Durante esta etapa do projeto, os consultores da BP consolidaram os conhecimentos aplicados até aqui e apoiaram as equipes na estruturação de projetos práticos, utilizando ferramentas de gestão como o Método A3 e o Kanban — metodologias amplamente usadas em hospitais de referência para tornar os processos mais eficazes.
O consultor Christian Rogério de Paiva explicou que o trabalho avança agora para a aplicação prática dos conceitos. “Estamos saindo da fase de abordagem teórica para desdobrar projetos com metas, responsáveis e planos de ação claros. O foco agora é aplicar essas ações também nas enfermarias, para ampliar o fluxo contínuo dos pacientes e evitar congestionamentos na porta de entrada”, afirmou.
As equipes também estão sendo capacitadas em ações como rounds (visitas técnicas diárias para definição de condutas clínicas) e bands (reuniões rápidas de alinhamento sobre o status dos pacientes), com foco na melhoria da comunicação interna e na eficiência da gestão de leitos.
Melhorias em andamento
“Uma das principais forças do projeto é a unificação entre os setores, que passam a atuar em conjunto para resolver os desafios de forma coletiva, todos comprometidos em promover a melhor assistência ao paciente desde sua entrada até a alta hospitalar”, destacou a diretora assistencial, Carline Slovinski Acordi Garcia.
Entre as metodologias que já apresentam resultados concretos está o Huddle, reuniões rápidas realizadas diariamente entre lideranças e equipes assistenciais. A estratégia vem permitindo respostas mais ágeis e efetivas para os desafios da rotina hospitalar, como a liberação de leitos, organização das altas e resolução de demandas urgentes entre setores.
Para a diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos, os resultados positivos já são perceptíveis. “Estamos investindo em uma assistência mais eficiente, segura e organizada. O Lean reforça a cultura de corresponsabilidade entre as equipes, e os resultados mostram o potencial transformador desse modelo de gestão na saúde pública”, concluiu.
Sobre o projeto
O projeto Lean nas Emergências é desenvolvido por meio do Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS) e executado em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. O HMPGL foi uma das instituições selecionadas para integrar a estratégia, que prevê oito visitas presenciais, além de encontros virtuais e acompanhamento técnico contínuo durante toda a implementação.