A Assembleia Legislativa do Paraná esteve presente nesta terça-feira (16) da abertura oficial da ExpoMatcon 2025, principal feira do varejo de material de construção do estado, realizada no Expotrade Convention Center, em Pinhais. Representando o Legislativo estadual, o deputado Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário da Casa e coordenador da Frente Parlamentar do Setor de Materiais de Construção, destacou a força do segmento e o compromisso da Assembleia com o fortalecimento do setor. A Frente Parlamentar foi criada com foco na desburocratização, melhoria do ambiente de negócios e estímulo à geração de emprego e renda no segmento.
“O setor do varejo de material de construção é fundamental para a economia do Paraná. Se tem obra no estado, esse setor está presente. Reconhecendo essa importância, criamos a Frente Parlamentar, hoje com 22 deputados. Mais do que apoiar institucionalmente a feira, estamos aqui para ouvir, debater soluções e fortalecer essa cadeia produtiva que movimenta emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou Gugu Bueno.
O deputado também destacou que está em discussão com o Governo do Estado a criação de uma cesta básica de material de construção, com itens essenciais da cadeia produtiva. “Não é um tema simples, pois envolve tributos, mas temos certeza que contará com a sensibilidade do governador Ratinho Júnior e do vice-governador Darci Piana. Nosso objetivo é estimular o consumo, facilitar o acesso a materiais e incentivar novas construções”, completou.
O vice-governador Darci Piana também participou da abertura. “O setor de material de construção é grandioso no nosso estado, gera muito emprego e arrecadação. Esta feira une quem precisa comprar com quem precisa vender, e esse relacionamento fortalece todos os elos, movimentando a economia”, declarou.
Para o presidente do Simaco PR e da Acomac Curitiba, Ademilson Milani, a presença do Legislativo estadual contribui diretamente para o crescimento do setor. “A aproximação com a Assembleia Legislativa, por meio da Frente Parlamentar, foi fundamental para ampliar a visibilidade do setor e dar voz aos lojistas. A ExpoMatcon cria um ambiente pensado para gerar negócios, conectar a indústria ao varejo e fortalecer a competitividade das nossas empresas”, afirmou.
A feira segue até quinta-feira (18) e deve movimentar mais de R$ 500 milhões em negócios. São esperados mais de 5 mil visitantes, com caravanas de lojistas vindos de todas as regiões do estado. O evento reúne mais de 120 marcas, além de apresentar espaços inéditos como a Arena do Conhecimento, o AcomacCast e a Rodada de Negócios em parceria com o Sebrae PR.
Segundo dados do Simaco PR, o Paraná conta atualmente com 11.641 lojas varejistas de material de construção, registrando o maior crescimento da região Sul no último ano, com aumento de 1,13% no número de estabelecimentos.
Também participaram da feira a deputada Márcia Huçulak e o deputado Márcio Pacheco.