Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
23°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais

Veterinário alerta ainda para evitar contato com glitter e espuma

Por: Redação Fonte: Agência Brasil
16/02/2026 às 08h01
Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Rovena Rosa/Agência Brasil

Estresse, desconforto e até problemas graves de saúde podem acometer animais levados a participar de blocos de rua e outros ambientes com grande concentração de pessoas e música alta.

O alerta foi dado pelo presidente da Comissão de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Alexandre Guerra, em entrevista à Agência Brasil .

Para Guerra, o mais sensato é o tutor não expor o animal a aglomerações e lembrar que folia é para o ser humano. O médico veterinário lembrou que os cães possuem uma audição muito mais apurada que a dos humanos, captando sons intensos.

“Para nós, já não é saudável, imagine para eles”.

Barulho excessivo

Por isso, barulhos como fogos de artifício, apitos, caixas de som e gritos de multidões podem gerar medo, estresse e crises de ansiedade nos animais.

Como consequência, ele podem apresentar comportamentos agressivos ou tentar fugir, expondo-se ao risco de atropelamento, especialmente no caso de cães pequenos.

“Nos blocos, aumenta também a chance de contato com outro animal, e a agressividade e o estresse podem estar presentes em qualquer raça”, alertou Alexandre Guerra.

Temperaturas elevadas

A temperatura elevada também é um fator de risco. Diferentemente dos humanos, os cães regulam a temperatura principalmente pela respiração, e a exposição ao calor e ao sol pode causar hipertermia, levando a desmaios e, inclusive, a óbito.

Outro ponto destacado pelo médico veterinário é a alimentação. “É preciso ter cuidado na rua. Muitas pessoas comem alimentos comprados em barracas e dão para seus cães. É arriscado”.

O olfato canino também é extremamente apurado, e o contato com perfumes fortes, fumaça e cheiros intensos pode ser desconfortável para os cães, que não conseguem simplesmente se afastar quando se sentem incomodados.

“Cuidado também com produtos químicos, como espumas e gliter, presentes em fantasias, porque os animais são muito curiosos e podem ingerir ou tentar ingerir pequenos adereços e fios”, advertiu o médico veterinário.

 

Rio de Janeiro (RJ), 01/03/2025 - Foliões se divertem no 106º desfile do Cordão da Bola Preta, no centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foliões se divertem no desfile do Cordão da Bola Preta, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Espumas de carnaval, por exemplo, podem provocar irritações na pele e mucosas dos animais, aumentando os riscos.

Alexandre Guerra ainda considera as fantasias para pets prejudiciais, porque dificultam a regulação térmica e podem causar alergias ou intoxicação, se ingeridas.

“Ele pode se sentir incomodado com aquilo, tentar se desfazer da fantasia e acabar ingerindo pequenos pedaços”. Destacou também que

Na avaliação de Guerra, o bem-estar dos animais deve ser priorizado.

"Os donos devem considerar que o Carnaval é repleto de estímulos que podem ser prejudiciais à saúde física e psicológica dos animais. A melhor opção é mantê-los em um ambiente seguro e tranquilo em casa", recomendou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Geral Há 17 minutos

A sede administrativa do Batalhão de Fronteira (BPFron) será transferida de Marechal Cândido Rondon para Guaíra.

 A informação foi confirmada na sessão de hoje (09), pelo presidente do Poder Legislativo rondonense, Valdir Sachser (Valdirzinho), durante pronunciamento na tribuna.

Os serviços terão continuidade a partir de quinta-feira (19), após o Carnaval, para evitar impactos no fluxo turístico.
Foz do Iguaçu Há 23 minutos

Primeiro trecho da recuperação asfáltica na Avenida das Cataratas é concluído e obras seguem na via

Intervenções reforçam a manutenção do principal corredor turístico e seguem após o Carnaval para preservar a mobilidade e o fluxo de visitantes

2025: 20 mil pessoas privadas de liberdade concluem educação básica e fazem exames nacionais Foto: PPPR
Geral Há 49 minutos

20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025

Entre as ações educacionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR), há uma preocupação constante em garantir que o maior número possível de custodiados tenha acesso aos estudos, especialmente aqueles que não concluíram a escolarização na idade adequada ou estavam fora da escola antes do cumprimento da pena.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foz do Iguaçu Há 54 minutos

Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais

O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Paraná avança na detecção precoce do câncer de colo do útero com novos testes de DNA-HPV Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Geral Há 56 minutos

Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná

Navegação AEN Inicial Últimas notícias Rádio Vídeos Imagens Editorias Arquivo de Notícias Séries Especiais Contato Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná Tecnologia molecular detecta tipos cancerígenos do vírus HPV no organismo com grande antecedência. Foi desenvolvida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, em uma parceria entre a Fiocruz e o Governo do Paraná.

Lenium - Criar site de notícias