Promove
PI 4016
Desafio

DESAFIO PICO PARANÁ COM JOICE

Curiosidades

Joice Schaeffer

Joice SchaefferSou Joice Schaeffer, hoje aos 53 anos uma entusiasta das atividades ao ar livre, me considero uma aventureira. Nem sempre foi assim, era sedentária, até tentei várias atividades físicas, mas nunca com muito afinco. Depois da pandemia pela qual passamos e também ao completar 50 anos, mudei radicalmente minha forma de pensar sobre minha saúde. Fiz faculdade de Educação Física, comecei a trabalhar como Personal Trainer, eu treino 5 a 6 vezes por semana, passei me alimentar de forma saudável e hoje me sinto leve e muito mais feliz. Minha missão é inspirar pessoas que eram como eu a mudar o estilo de vida e ver a beleza nas pequenas coisas: numa flor, numa planta, no nascer ou por do sol! Convido vocês a acompanharem meu novo desafio, desde o planejamento e preparação que já está acontecendo, até o tão esperado dia e finalmente o Feedback desta aventura. “Desafio Pico Paraná com Joice”. Instagram: @joice.well @joice.schaeffer

09/09/2024 07h14Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: Joice Schaeffer
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Sabe o que é um SHIT TUBE?


Isso mesmo, tubo para cocô.


Item considerado fundamental e em alguns lugares obrigatórios.


O Shit tube é um tubo onde se acondiciona fezes, de forma higiênica,  durante a passagem por ambientes naturais, a fim de descartá-las adequadamente.


Você deve estar se perguntando: “Mas porque eu vou carregar as minhas fezes se eu posso enterrá-las?” Outros ainda podem dizer: “o ambiente absorve, desaparece no solo”.


Bem, você vai enterrar da forma correta?  Vai cavar um buraco de  15 cm de profundidade, a pelo menos 70 metros de cursos de água,  defecar dentro dele, misturar um pouco de terra aos excrementos, mexer tudo isso com uma  vareta (para acelerar o processo de decomposição), colocar a vareta dentro do buraco e enterrar tudo isso com o restante da terra retirada? Vai ter consigo uma pá?


Ou simplesmente vai abandonar ali, onde defecou?


Imagine a seguinte situação:  Você está desesperadamente apertado para evacuar. Você corre para um cantinho afastado e começa a cavar um buraco no chão. Mas você está tão apertado que não consegue cavar a profundidade necessária rapidamente, ou, simplesmente,  não consegue cavar porque o chão está muito seco. O que você vai fazer? Vai fazer tudo errado é claro!! Vai evacuar naquele buraco raso mesmo (ou até sem fazer buraco algum, caso não consiga cavar) e depois raspar a pouca terra que tirou para cima da obra.


O que você acha que vai acontecer quando der a primeira chuva ou quando um animal fuçar por ali ou quando um trekker azaradamente pisar naquele local? Tudo ficará exposto. O que você acha que vai acontecer quando centenas de pessoas passarem pelo mesmo local em um curto período de tempo, fazendo o mesmo. O solo não conseguirá absorver.


De nada adianta você saber o que fazer e na hora fizer tudo errado. Ou você se compromete a fazer certo, passe o aperto gastrointestinal que passar, ou você carrega um shit tube e leva as suas fezes para a cidade, para o descarte adequado em locais que são destinados para esse fim ou para sua casa.


Mas você pode estar pensando que as fezes são orgânicas, não vão fazer mal nenhum se ficarem expostas.


Muito pelo contrário. Além de ser completamente desagradável ficar transitando em meio à fezes expostas elas propagam doenças, seja através dos seres humanos,  dos  animais (terrestres ou voadores) ou do escoamento das águas das chuvas.


Ao contrário do que alguns pensam, não é necessário que a pessoa inconsequente tenha uma doença específica, como amebíase, teníase, por exemplo para trazer males a saúde de outras pessoas com  suas fezes mal descartadas. 


Assim, se uma pessoa beber água contaminada por essa bactéria, encontrada em todo ser humano, poderá sofrer os males de uma infecção intestinal, como diarreia, que pode ser intensa e acompanhada de sangue, e dor abdominal.


Nós, trekkers, estamos constantemente exposto à contaminação. Ficar doente no meio de uma travessia, onde estamos longe de qualquer socorro, definitivamente, é uma coisa que não queremos, certo?  Então,  vamos prevenir  tudo isso fazendo cada um a sua parte, enterrando as  fezes da MANEIRA CORRETA ou utilizando um shit tube, além de tomar as medidas de higiene básicas.


Existem situações, entretanto, que o shit tube é INDISPENSÁVEL, seja porque o terreno é feito apenas de rocha, onde é impossível cavar; seja porque o solo está muito seco, dificultando cavar na profundidade adequada; seja porque se trata de local com temperaturas abaixo de zero, onde não ocorre atividade bacteriana; seja pela grande quantidade de pessoas que, por ali, transitam, já que o ambiente não consegue absorver uma grande quantidade de dejetos em um curto espaço de tempo .


Nestes casos é IMPRESCINDÍVEL que se leve embora as fezes, e para isso você precisará de um recipiente para acondicioná-las de forma higiênica e segura.


É aconselhável levar jornal e cal. O jornal para fazer as fezes e embrulhar antes de por no tubo e a cal para secar e amenizar os odores.
E o descarte não é em qualquer lixeira hein! Descarte no banheiro de sua casa de preferência!


Parece muito estranho não é mesmo? Porém quando você faz este tipo de aventura, vê a necessidade deste item tão incomum para a maioria das pessoas.


Os nossos Shit Tubes foram feitos por nós mesmos, e adesivamos para ficar simpático. 


Caso queira saber como fazer, comente no meu Instagram que passo as medidas!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias